O que é Plano Básico Ambiental (PBA)?
O Plano Básico Ambiental, popularmente chamado de PBA, é um documento que lista todas as ações e os programas de gerenciamento das questões ambientais de uma obra. Ele é fundamental para a emissão da licença de instalação de um empreendimento; por isso, caso não seja feito, pode impedir o funcionamento da construção. Ou seja, trata-se de uma etapa primordial para o desenrolar do projeto de uma construção. Pensando nisso, vamos explicar melhor o que é PBA e o que você precisa para tirá-lo.
Entendendo melhor o que é PBA
Como mencionamos no começo do artigo, é no Plano Básico Ambiental que serão detalhados os programas socioambientais propostos nos estudos ambientais feitos na fase de licença prévia e pelo atendimento e/ou encaminhamento das demais exigências e recomendações do órgão ambiental fixadas na Licença Ambiental Prévia.
Quais são os objetivos do Plano Básico Ambiental?
Existem três principais objetivos quando falamos sobre o PBA, são eles:
- Cumprir condicionantes impostas pelos órgãos ambientais na fase de Licença Prévia;
- Detalhar a implementação das medidas mitigadoras e compensatórias definidas nos estudos ambientais, organizando-as em programas socioambientais;
- Organizar as ações internas de todos os responsáveis por determinada obra e de seus prepostos para a adequada gestão, estabelecendo procedimentos técnicos e de boas práticas a serem adotadas para atendimento à legislação ambiental.
Quem deve solicitar o PBA
Da maneira geral, podemos dizer que empreendimentos ou atividades causadores de alto e significativo potencial de impacto ambiental ou degradação do ambiente – que foram objeto de EIA/RIMA na fase de Licença Prévia deverão apresentar o PBA durante a etapa de Licença de Instalação.
WS Consultoria Ambiental – A solução que você procura!
Há anos no mercado, a WS Consultoria é a solução para quem busca consultoria ambiental de qualidade. O nosso time é composto por especialistas que estão prontos para tornar o seu negócio mais sustentável.
Não esqueça que o PBA deve assegurar o cumprimento de todas as condicionantes ambientais impostas ao empreendimento, por isso, toda ajuda especializada é bem-vinda. Este conjunto de programas, com suas respectivas medidas preventivas, mitigadoras e/ou compensatórias, é abrangente e certamente garantirá que todos os impactos diretos e indiretos do empreendimento sejam de alguma forma preventivamente atacados, mitigados e/ou compensados.
Para saber mais, entre em contato e fale com um de nossos atendentes.
Não esqueça também de curtir e compartilhar esse post. Acompanhe também nosso blog para saber mais sobre como ser uma empresa mais sustentável.
Nos vemos no próximo artigo!