Confira os artigos do blog
Manufatura Reversa
23/02/2021

Manufatura reversa: como aplicar este conceito na sua empresa

Hoje, o principal compromisso das empresas está na adequação do uso e descarte de seus materiais de forma responsável no cumprimento da legislação ambiental. Uma excelente alternativa usada é a manufatura reversa para evitar o descarte incorreto em um aterro.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o uso desta técnica e suas vantagens.

O que é a manufatura reversa

De forma resumida, a manufatura reversa é o processo de desmontagem e a descaracterização de produtos eletrônicos para envio a um aterro específico onde os componentes serão descartados ou reciclados.

O grande desafio é saber o que fazer com os equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, máquinas e outros eletroeletrônicos quando inutilizados devido ao fim de sua vida útil.

Não podemos somente jogar no lixo como se fosse lixo comum. Os componentes podem ter materiais prejudiciais ao meio ambiente, como gases e líquidos tóxicos capazes de entrarem nos lençóis freáticos e contaminar o solo.

Por isso, este processo é mais do que fazer o descarte correto, é poder obter a matéria-prima de novos produtos a partir do processo de desconstrução de produtos antigos.

O tema ganhou forma com o decreto 7404/2010, que implantou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diante deste desafio, usar a técnica da manufatura reversa pode ser o diferencial na obtenção de investimentos e créditos verdes, além de ativar outras unidades de negócios.

Vamos saber as principais vantagens desta importante técnica.

Vantagens e diferenciais

As vantagens da técnica não se restringem somente para as empresas e ao meio ambiente, mas também para todos os consumidores. Isso se deve também ao fato de se desenvolver novos produtos mais confiáveis a partir do uso de componentes antigos em bom uso.

As principais vantagens da manufatura reversa são:

Reaproveitamento de materiais

O custo de obtenção da matéria-prima fica reduzido, evitando que se busque a extração de materiais e outros componentes da natureza.

Manufatura Reversa ajuda na redução de lixo

Ao invés de incinerar este lixo ou fazer o descarte incorreto, liberando gases tóxicos, a técnica reduz a produção deste lixo e beneficia a natureza.

Gera empregos

Com o incentivo ao descarte e o reaproveitamento dos componentes eletrônicos, empregos são gerados por cooperativas de reciclagem e aquece o mercado em geral.

Os benefícios da manufatura reversa são notórios e fundamentais para qualquer empresa evitar o descarte incorreto de equipamentos em aterro sem o devido cuidado, descumprindo as leis ambientais.

Por isso, é importante contar com uma empresa que faça todo o gerenciamento de riscos e que trabalhe em ações práticas. A WS Consultoria Ambiental pode ajudar o seu negócio a ser amigo da natureza.

Faça o planejamento ambiental com a WS Consultoria Ambiental

A WS Consultoria Ambiental atende há mais de 10 anos e foca na construção de um sistema integrado ambiental específico para sua empresa. Com esse sistema, sua empresa terá todas as ações listadas e como gerenciar as questões ambientais no seu ambiente de trabalho.

Com uma equipe multidisciplinar, treinada constantemente e atualizada com os parâmetros internacionais de sustentabilidade, proporcionamos a integração das soluções de gestão e meio ambiente do seu negócio, respeitando as normas e Leis Ambientais internacionais e nacionais.

Acesse o nosso site, conheça as soluções da WS Consultoria Ambiental e aplique a manufatura reversa em sua empresa para estar de acordo com a lei.

Precisa de uma licença ambiental?

Fale com um de nossos consultores!

Entre em contato