Aterro Classe 1 e Aterro Classe 2: Principais diferenças
Diante do desafio diário de promover a sustentabilidade e o cuidado e respeito ao meio ambiente, devemos ficar sempre atentos à como os resíduos são descartados por nós. E isso envolve a questão dos aterros sanitários e as suas destinações. Por isso, hoje vamos explicar como funciona o Aterro Classe 1 e Aterro Classe 2, suas diferenças e a importância de um planejamento ambiental eficiente para empresas.
O que é um aterro
O aterro é o local destinado para decomposição final de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Dentro do aterro podem existir resíduos de construção, resíduos domésticos, resíduos comerciais e os provenientes do sistema de esgoto.
Infelizmente, o aterro ainda é um desafio no Brasil. Mais de 2500 cidades não tem o local específico e com controle ambiental e depositam o lixo a céu aberto, sem tratamento.
Além disso, apenas 1254 municípios tem aterros controlados, segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Por isso, é muito importante que os municípios se juntem e construam soluções para melhor destinação do lixo.
Depois de apresentar estes dados, vamos explicar cada uma das classes de aterro existentes.
Aterro Classe 1 e Aterro Classe 2
A classificação dos aterros é realizada de acordo com cada tipo de resíduo e o impacto causado na natureza. A divisão evita os riscos ambientais e preserva a saúde das pessoas e mantém a empresa dentro da legislação ambiental vigente.
Aterro Classe 1
A classe 1 compõe os recursos considerados perigosos e prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos. São os resíduos tóxicos, contaminantes, reativos, patogênicos, inflamáveis, corrosivos e poluidores.
São potenciais contaminadores de solo, provocam doenças e causam danos ambientais graves, necessitando de rígidas diretrizes técnicas para o transporte.
Os resíduos da classe 1 são:
- Filtros de ar e de óleo;
- Borra da tinta;
- Latas de tinta;
- Resíduos com thinner;
- Lubrificantes;
- Iodo;
- Lona e pastilhas de freio;
- Papeis e plásticos com graxa ou óleo.
Aterro classe 2
Diferente dos resíduos da classe 1, os da classe 2 são aqueles que não oferecem riscos ao meio ambiente e para a saúde. Dentro da classe 2, os resíduos podem ser divididos em classe A e B, de acordo com a capacidade de reação.
A grande vantagem é que podem ser reciclados e se transformar em novos produtos. Porém, a gestão é mais complexa quanto á correta separação e destinação final.
Dentro da classe 2, estão os resíduos:
- Entulho;
- Aço;
- Sucata;
- Papeis;
- Vidros;
- Metais;
- Fibras de vidro;
- Embalagens;
- Gessos;
- Lixas.
Ao entender a diferenciação do aterro classe 1 e aterro classe 2, as empresas podem pensar em como planejar suas ações ambientais cumprindo todas as obrigações legais.
Faça o planejamento ambiental com a WS Consultoria Ambiental
A WS Consultoria Ambiental atende há mais de 10 anos e foca na construção de um sistema integrado ambiental específico para sua empresa. Com esse sistema, sua empresa terá todas as ações listadas e saberá como gerenciar as questões legais relacionadas ao meio ambiental em seu trabalho.
Com uma equipe multidisciplinar, treinada constantemente e atualizada com os parâmetros internacionais de sustentabilidade, proporcionamos a integração das soluções de gestão e meio ambiente do seu negócio, respeitando as normas e Leis Ambientais internacionais e nacionais.
Acesse o nosso site, conheça as soluções da WS Consultoria Ambiental e prepare sua empresa para gerenciar os resíduos sólidos e separar para o aterro classe 1 e aterro classe 2 com excelência.