Contaminação do Solo: causas, consequências e como evitar
A contaminação do solo é um dos assuntos mais importantes quando falamos em responsabilidade no cumprimento da legislação ambiental e nos cuidados com o planeta. Por isso, este artigo fala sobre as causas e as consequências da contaminação do solo para a natureza e como é possível evitar a contaminação pelos resíduos sólidos diretamente na terra.
Quais são as causas da contaminação do solo
A principal causa para a redução da qualidade do solo é a ação humana por meio do descarte incorreto do lixo sólido diretamente na natureza e a utilização de substâncias químicas que agridem tanto o solo quanto a água e o ar.
O uso indiscriminado de fertilizantes acarreta em sobrecarga de nutrientes nos vegetais e o consequente desequilíbrio do solo. Como os fertilizantes possuem metais pesados, como o cádmio e chumbo, podem ser levados pela água da chuva para os lençóis freáticos e poluir a água.
Pesticidas e inseticidas são altamente prejudiciais ao solo e a saúde humana. O uso contamina o solo e as plantações que crescem na região afetada, além de reduzir a fertilidade e adentrar nos alimentos e causar prejuízos à saúde de quem consome estes produtos.
O descarte de lixo industrial, doméstico e rural tem produtos químicos na sua composição que prejudica o meio ambiente. A sua degradação produz o chorume, um líquido altamente tóxico e que causa séria contaminação da água e do solo ao vazar de depósitos não adequados sanitariamente.
Outras causas para a contaminação do solo são:
- Chuva ácida;
- Poluição da água;
- Esgoto lançado incorretamente;
- Mineração;
- Vazamento de petróleo.
Além das substâncias químicas e do descarte incorreto de resíduos, o desmatamento é um fator preponderante para a redução da qualidade do solo.
Por estas causas, o solo sofre com consequências severas que podem torna-lo inviável no futuro para uso na construção civil e na produção agrícola, por exemplo.
As consequências da poluição do solo
Dentre as principais consequências da poluição do solo, estão:
- A redução da fertilidade do solo, o que se traduz em menor potencial produtivo e, consequentemente, menor quantidade de alimentos disponíveis para consumo;
- A perda de nutrientes essenciais para a produção alimentar e a manutenção do ecossistema, resultando em um solo árido e sem vida;
- O aumento do risco de erosão, tornando o solo sem utilidade e sujeito a acidentes que podem ser fatais.
As empresas desempenham um papel importantíssimo no cuidado ao meio ambiente. Por isso, é preciso ter toda a orientação para que a atividade exercida não traga malefícios ao meio ambiente e credencie o negócio como uma empresa que cumpre todas as exigências legais para operar. Para evitar a contaminação do solo, a WS Consultoria Ambiental fornece toda o suporte jurídico ambiental necessária.
Evite a contaminação do solo com a WS Consultoria
A WS Consultoria Ambiental atende há mais de 10 anos e foca na construção de um sistema integrado ambiental específico para sua empresa. Com esse sistema, sua empresa terá todas as ações listadas e saberá como gerenciar as questões legais relacionadas ao meio ambiente no seu trabalho.
Com uma equipe multidisciplinar, treinada constantemente e atualizada com os parâmetros internacionais de sustentabilidade, proporcionamos a integração das soluções de gestão e meio ambiente do seu negócio, respeitando as normas e Leis Ambientais internacionais e nacionais.
Acesse o nosso site, conheça as soluções da WS Consultoria Ambiental e prepare sua empresa para funcionar legalmente e evitar a contaminação do solo com responsabilidade ambiental.