Confira os artigos do blog
Passivo ambiental
21/05/2021

Passivo ambiental: saiba o que é e como a lei pode te ajudar

O passivo ambiental é a soma de danos ao meio ambiente causados por empresas, que consequentemente possuem a obrigação de repará-los.

Quer entender um pouco mais sobre este tema e como a lei pode ajudar? Continue a leitura.

Casos de Passivo Ambiental

No Brasil existem vários casos de passivo ambiental provocado por empresas, como:

  • Lixo descartado incorretamente;
  • Emissão de gases poluentes;
  • Descarte de produtos químicos no oceano;
  • Contaminação do solo e água subterrânea.

As empresas que desempenham suas atividades utilizando os recursos naturais, podem ocasionar algum tipo de alteração no meio ambiente.

Por isso, ele é tão importante, pois todo tipo de impacto causado ao ambiente por uma determinada empresa pode ser penalizado, isso, caso a empresa não tenha reparado tais causas ao longo de suas atividades.

Por que é importante a Investigação de Passivo Ambiental?

Ela tem como objetivo investigar o histórico do uso de uma área e seu entorno, analisar o solo e a água subterrânea, entre outros meios, para verificar se aquela área está contaminada e foi afetada por determinada empresa.

Há diversos tipos de empresas que são classificadas como possíveis poluidores, como: postos de combustível, indústrias químicas, transportador-revendedor- retalhista, entre outros.

Todas essas empresas com potencial poluidor devem recorrer ao serviço de investigação de passivo ambiental.

A Resolução CONAMA 420/2009, determina as normas técnicas e procedimentos que devem ser seguidos dentro dela, com a finalidade de diagnosticar um possível dano ao meio ambiente.

Ela apontará para avaliação os resultados obtidos nas análises químicas de solo e água subterrânea, comparando-as com os valores de referência expressos na resolução.

A norma técnica que estrutura a avaliação e investigação de passivos ambientais no Brasil é a ABNT NBR 15.515 “Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea”, que é dividida em 3 normativas de avaliação e investigação:

  • ABNT NBR 15.515-1 “Avaliação Preliminar”.
  • ABNT NBR 15.515-2 ‘Investigação Confirmatória”.
  • ABNT NBR 15.515-3 “Investigação Detalhada”.

Adquira a sua investigação com a Ws Consultoria Ambiental

A WS Consultoria Ambiental é uma empresa que atua no setor do meio ambiente há mais de uma década, oferecendo para os seus clientes um serviço de altíssima qualidade e confiabilidade.

Contando com uma equipe multidisciplinar e bem treinada, as suas soluções ambientais são integradas e inovadoras; garantindo assim, a compatibilização de empreendimentos industriais, rurais, comerciais ou imobiliários, de forma segura e eficaz perante as Leis e Normas Ambientais.

Compreender o passivo ambiental é importante no entendimento da investigação de passivo ambiental que a WS pode oferecer.

Por isso, acesse o nosso site e conheça o trabalho da WS Consultoria Ambiental.

Precisa de uma licença ambiental?

Fale com um de nossos consultores!