Confira os artigos do blog
Direito ambiental
27/04/2021

Direito Ambiental: entenda o seu conceito e características

Você sabe o que é direito ambiental? Sabe quais são seus objetivos?

Se ficou curioso e quer responder as perguntas acima, não deixe de ler o que vem a seguir.

O que é direito ambiental?

Ele é um ramo do direito, que se constitui em um conjunto de normas e princípios jurídicos voltados à proteção e qualidade do meio ambiente.

Ou seja, o direito ambiental tem como objetivo proteger o meio ambiente, evitando danos a ele.

O direito ambiental no Brasil

A proteção ao meio ambiente foi inserida na Constituição de 1988, após pressões de movimentos ambientais internacionais e nacionais.

O Brasil em termos de leis ambientais é o país que possui reconhecimento avançado e possui as legislações mais completas no mundo.

Mas mesmo tendo tudo isso, as aplicações do direito ambiental no Brasil e em outros países é um grande desafio hoje em dia, pois existem conflitos de interesse e pressões econômicas que acabam prejudicando a aplicação destas leis.

Quais são os seus princípios?

O direito ambiental possui diversos princípios que orientam o processo de aplicação na hora do suporte jurídico ambiental, como:

  • Princípio da prevenção – de acordo com ele, o melhor caminho é fazer tudo ao alcance para prevenir danos ambientais.
  • Princípio da precaução – tem como objetivo impedir qualquer intervenção no meio ambiente, se não houver certeza das consequências futuras.
  • Princípio do poluidor pagador – dentro deste princípio, caso alguém cause algum prejuízo ao meio ambiente, ficará responsável por arcar com os custos da reparação do dano por ele causado.
  • Princípio da responsabilidade – os responsáveis pela degradação ambiental serão obrigados a arcar com os custos da reparação do dano causado.
  • Princípio da gestão democrática – esse princípio oferece direito ao cidadão a ter a informação e participação na elaboração das políticas ambientais.
  • Princípio do limite – busca estabelecer padrões de qualidade ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Qual a importância do direito ambiental?

O direito ambiental é responsável por criar formas que garantam o equilíbrio dos interesses ecológicos, econômicos e sociais, além de um desenvolvimento sustentável.

Ou seja, o ele possui a importância de exercer a função de atender as necessidades da geração atual e futura, para caso necessitem, possuam um suporte jurídico ambiental.

Tenha o seu suporte jurídico ambiental com a WS Consultoria Ambiental

A WS Consultoria Ambiental é uma empresa que atua no setor do meio ambiente há mais de uma década, oferecendo para os seus clientes um serviço de altíssima qualidade.

Contando com uma equipe multidisciplinar e bem treinada, as suas soluções ambientais são integradas e inovadoras; garantindo assim, a compatibilização de empreendimentos industriais, rurais, comerciais ou imobiliários, de forma segura e eficaz perante as Leis e Normas Ambientais.

Compreender o direito ambiental é importante no entendimento do suporte jurídico ambiental que a WS pode oferecer.

Por isso, acesse o nosso site e conheça o trabalho da WS Consultoria Ambiental.

Precisa de uma licença ambiental?

Fale com um de nossos consultores!

Entre em contato